VISITANTES

CONTATE-NOS

LOCALIZAÇÃO

Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho

(Bloco 9 - Escola Politécnica, 1º andar)

Ou envie um e-mail diretamente para

seeds.contato@gmail.com

V SEEDS

Simpósio de Estudantes de Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável

O V Simpósio de Estudantes de Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável - SEEDS, promovido pelo Núcleo de Práticas SEEDS da PUCPR foi composto por palestras sobre o tema desenvolvimento sustentável, apresentação de projetos de desenvolvimento sustentável no formato de pôsteres e a premiação dos melhores projetos escolhidos pelo júri técnico e júri popular. 

Neste ano, os palestrantes Osíris Canciglieri Junior, André Bellin Maiano e Angela Finck discutiram o tema do evento: “Da Logística Reversa à Sustentabilidade”.

PROJETOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER

  • ​PROJETO DE INOVAÇÃO NO APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE LATAS DE TINTAS UTILIZANDO LOGÍSTICA REVERSA. UM ESTUDO DE CASO DO BALAROTI;

  • PROJETO RECONSTRUIR: UMA SOLUÇÃO DE E-COMMERCE PARA O REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL;

  • CHAFARIZ SUSTENTÁVEL: UMA SOLUÇÃO INOVADORA PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL;

  • PROJETO ECOÓLEO: PROPOSTA INOVADORA E SUSTENTÁVEL PARA A SEPARAÇÃO DE ÓLEO;

  • PROJETO SUSTENTÁVEL PARA A REUTILIZAÇÃO DOS DESCARTES DE RESÍDUOS EM UMA EMPRESA METALÚRGICA;

  • PROPOSTA SUSTENTÁVEL PARA A DESTINAÇÃO DE CAVACO DE TITÂNIO: UMA SOLUÇÃO INOVADORA PARA A FABRICAÇÃO DE JÓIAS EM PROL DA CAUSA DO CÂNCER;

  • DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS DE TITÂNIO E BORRA DE TINTA: ALTERNATIVA INOVADORA DE UMA TINTA SUSTENTÁVEL;

  • APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DE GIZ NA PUCPR;

  • PROJETO AMOR À VIDA: TRANSFORMANDO HISTÓRIAS ATRAVÉS DA GERAÇÃO DE BENS DE CONSUMO A PARTIR DE PALLETS DESCARTADOS;

  • SEED´S CUP:INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL PARA SUBSTITUIÇÃO DE COPOS DESCARTÁVEIS NA REDE BALAROTI;

  • REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DE TITÂNIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CANUDOS ECOLÓGICOS.

PROJETOS APROVADOS PELO JÚRI TÉCNICO PARA APRESENTAÇÃO NA MODALIDADE ORAL

  • DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS DE TITÂNIO E BORRA DE TINTA: ALTERNATIVA INOVADORA DE UMA TINTA SUSTENTÁVEL;

  • PROJETO AMOR À VIDA: TRANSFORMANDO HISTÓRIAS ATRAVÉS DA GERAÇÃO DE BENS DE CONSUMO A PARTIR DE PALLETS DESCARTADOS;

  • PROPOSTA SUSTENTÁVEL PARA A DESTINAÇÃO DE CAVACO DE TITÂNIO: UMA SOLUÇÃO INOVADORA PARA A FABRICAÇÃO DE JÓIAS EM PROL DA CAUSA DO CÂNCER;

  • SEED´S CUP:INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL PARA SUBSTITUIÇÃO DE COPOS DESCARTÁVEIS NA REDE BALAROTI;

  • REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DE TITÂNIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CANUDOS ECOLÓGICOS.

PALESTRANTES

OSÍRIS CANCIGLIERI JUNIOR

PhD pela Loughborough University e Mestre em Engenharia pela UNICAMP. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas – PPGEPS e Professor Titular na Escola Politécnica da PUCPR. Tem 30 anos de experiência em Engenharia de Projeto e Manufatura de Produtos, trabalhando na área Acadêmica e Industrial. Seu campo de pesquisa, nos últimos 20 anos, está focado em desenvolvimento de produto em um ambiente de engenharia simultânea com uma abordagem multidisciplinar, trabalhando sinergicamente com áreas como Medicina, Sustentabilidade, Logística, Negócios, entre outros, para solução de problemas relativos a integração das necessidades e desejos dos consumidores no processo de desenvolvimento e manufatura de produtos.

ANDRÉ BELLIN MARIANO

Doutor em Ciências - Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (UFPR) e Farmacêutico pela Universidade Federal do Paraná com Habilitação em Análises Clínicas e Indústria. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica (UFPR), Professor do curso de Pós Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE-UFPR) e cofundador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Autossustentável (NPDEAS-UFPR). Professor do Programa Interdisciplinar em Engenharia de Petróleo e Gás Natural da UFPR. Desenvolveu projetos em parceria com as empresas Nilko Metalurgia Ltda. e a PSA Peugeot Citroën Brasil. Coordenador do Projeto de Extensão Universitário de Inovação Tecnológica "Ciência para Todos". Além disso, oferece 'Startup Experience' aos alunos de graduação no desenvolvimento de soluções tecnológicas de impacto para a sociedade, indústria e governo.

ANGELA FINCK

Formada em Psicologia (PUC-PR); especialista em Gestão Empresarial (UNICURITIBA), certificada em Gerenciamento de Projetos (ISAE/FGV), e atualmente cursando Especialização em Economia e Meio Ambiente (UFPR). Atua na área da Sustentabilidade há 10 anos, onde coordenou programas sociais do Governo Federal – Ministério da Justiça; o Núcleo de Responsabilidade e Sustentabilidade do ISAE/FGV; e atualmente o Plano Setorial de Logística Reversa no Sinpacel, entidade representativa das indústrias de Papel e Celulose no Paraná.

  ​

PARTICIPANTES DA BANCA AVALIADORA

Prof. Dr. Fernando Arns (PUCPR - Escola de Arquitetura e Design)

Profª. Drª. Maria Lucia Miyake Okumura (PUCPR - Escola Politécnica)

Profª. MSc. Eva Sueli Nasser Vidal (LCCB)

Profª. Drª. Liu Un Rigo (LCCB)

MSc. Eng. João Carlos Cascaes (LCCB)

Profª. MSc. Tânia Rosa Ferreira Cascaes (LCCB)

MSc. Eng. Lee Vinagre (UFPR)

Profª. MSc. Maria Cristina Vasconcelos (PUCPR - Escola Politécnica)

Prof. MSc. Glauco Vinicius de Franca Furstenberger (PUCPR - Escola Politécnica)

Eng. Eduardo Szczepanski Carraro (IBEG)

Esp. Farm. Emerson Czachorowski (IBEG)

LCCB - Lions Clube Curitiba Batel

IBEG - Instituto Bioengenharia Erasto Gaertner

PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

EQUIPE DE ORGANIZAÇÃO

Aline Janayne Victorino​

Camilla Buttura Chrusciak

Cinthya de Franco

Cristoffer Poncini 

Tangriane Abel Oliva

Tiffany Prado Guimarães

Ian Hudson Moggio

Juliane Emy Yasue

Lee Vinagre Monteiro

Marcia Gemari Derenevich

Rodolfo Tadeu

Melhores Projetos

  • ​Melhor Projeto Juri Popular: "“PROJETO RECONSTRUIR: UMA SOLUÇÃO DE E-COMMERCE PARA O REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL” Autores: Camilla Rosa Ormelez, Karyne Franciosi Pereira, Luiza Nara Scarabotto Schamberg, Nathani Bredjany Detoni, Pâmella Galvão Dias e Sarah Menile Moreira Bueno.

  • Melhor Projeto Juri Técnico: "PROPOSTA SUSTENTÁVEL PARA DESTINAÇÃO DE CAVACO DE TITÂNIO: UMA SOLUÇÃO INOVADORA PARA FABRICAÇÃO DE JÓIAS" Autores: Amanda Alves, Ana Carolina Claudino, Camila Beraldin dos Santos, Camilla Buttura Chrusciak, Gabriela Frufrek Silva e Juliana Andressa Bonito.

  • Projetos Contemplados com Startup:

    • 1º Lugar: "SEED’S CUP: INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL PARA SUBSTITUIÇÃO DE COPOS DESCARTÁVEIS NA REDE BALAROTI" Autores: Andriw Mocellin, George Delakis, Pietra Malanski e Vanessa dos Santos.​

    • 2º Lugar: "REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DE TITÂNIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CANUDOS ECOLÓGICOS" Autores: Fabricio Greca Braun,Fernanda Turatti, Larissa Rega David e Maria Fernanda de Souza Utiyama.

    • 3º Lugar: "PROPOSTA SUSTENTÁVEL PARA DESTINAÇÃO DE CAVACO DE TITÂNIO: UMA SOLUÇÃO INOVADORA PARA FABRICAÇÃO DE JÓIAS" Autores: Amanda Alves, Ana Carolina Claudino, Camila Beraldin dos Santos, Camilla Buttura Chrusciak, Gabriela Frufrek Silva e Juliana Andressa Bonito.

 

APOIO